A Igreja

 

A Igreja Batista Betel no Espírito Santo

Nos idos de 1965 e 1966 Deus levanta no estado do Espírito Santo um homem chamado Etevaldo Rocha Tristão. Este seria como uma tocha incandescente em sua cidade, Vila Velha, e vários estados do Brasil. Remanescente daqueles que foram expulsos da Convenção Batista Brasileira, abraça com uma fé singular o poder do Espírito como fonte da sua pregação e oração. Conhecido por todos que com ele conviveu como o HOMEM DA ORAÇÃO. Companheiro das madrugadas de oração e estudo da Palavra se notabilizou no inicio da Convenção Batista Nacional no Espírito Santo como líder da Ordem de pastores por quase vinte anos.

Pastor fundador da Igreja Betel, tornou-se um líder de lideres. São centenas de pastores, missionários e líderes oriundos da mesma raiz espiritual. Hoje nossa Convenção se notabiliza por igrejas fortes e bem estruturadas, e grande parte delas marcadas pelo ministério deste homem de Deus.

O Pr. Etevaldo, amigo e companheiro do pastor Enéas Tognini, foi o orador oficial da Décima Quarta Assembleia Geral da Convenção Batista Nacional no Distrito Federal. Seu ministério surpreendeu os críticos que o viam como um homem simplório, pois suas reuniões de curas, milagres e conquistas de almas lotavam os maiores auditórios e eram comuns na igreja local onde pastoreava.

São milhares de vidas marcadas. A Igreja Betel nasceu sob o fogo do avivamento. Nosso legado é a ORAÇÃO E PREGAÇÃO DA PALAVRA no poder do Espírito Santo. Como ovelha do Pr. Etevaldo eu vivencio constantemente as portas que se abrem só pelo fato de ter servido a um homem de Deus tão honrado.

Desde 1965, com 6 anos de idade, quando entreguei minha vida a Jesus ainda no porão do Zequinha, como era chamado o nosso primeiro local de reunião, em São Torquato, fui batizado nas águas, em dezembro de 1970, com 11 anos de idade, que observando a sua fé e sua liderança, Deus foi forjando em meu coração uma fome e sede por sua obra. Na confirmação da vocação e chamado para o ministério, o Senhor Deus confiou em minhas mãos um trabalho tremendo com cerca de 120 adolescentes de então, chamado de Grupo Shalon. Em 1988 concluo o Curso de Bacharel em Teologia no STEBES (Seminário Teológico Batista do Espírito Santo), então, uma extensão do STEB de Belo Horizonte. Fui ordenado ao ministério pastoral no dia 04 de junho de 1988, passando então a ser um pastor auxiliar deste homem de Deus. O que já vinha acontecendo com tempo integral, à 7 anos, sem um título específico. No dia de minha formatura, dezembro de 1988, assumi a Direção Geral do STEB-ES, durante os próximos 10 anos. Assumi a Convenção Batista Nacional no Estado do Espírito Santo durante, ininterruptamente, 10 mandatos. Durante todo esse tempo, servindo ao Senhor ao lado do Pr. Etevaldo Rocha Tristão, meu mentor, de quem guardo os mais tremendos ensinos de dedicação à obra de Deus e as mais lindas lembranças.

xsddfdIgreja Batista Betel em Hélio Ferraz

Através da AMIBE (Ação Missionária Betel), uma organização missionária da Igreja Batista Betel em São Torquato, que nasce no Ministério Etevaldo R. Tristão, sob a direção do Pr. Moacyr Teixeira de Paula, dentre várias missões implantadas na Grande Vitória, surge a Congregação em Hélio Ferraz.

Depois de vários líderes assume a liderança da Congregação o Pr. Liaquim Ferreira de Almeida, muito querido por todos. Com o falecimento desse estimado guerreiro, assume a liderança, em abril de 1993, o Pr. José Honório Gomes do Carmo, então diretor da AMIBE e Auxiliar do Pr. Etevaldo. Após 4 anos, ou seja, em 02 novembro de 1997, nasce oficialmente como igreja emancipada, a Igreja Batista Betel em Hélio Ferraz, na Serra.

Com a emancipação da igreja, com cerca de 90 membros, assume como Presidente desta novel igreja, o Pr. Honório do Carmo até os dias de hoje.

Hoje em Agosto de 2015, estamos com cerca de 700 membros, com 4 Núcleos: Cidade Pomar, Jardim Bela Vista, Eldorado e Itarana; estamos com 92 células familiares.    Mas, sabemos que isso é só o começo!